Esse texto está desatualizado, foi escrito em 1999, mas dá uma boa idéia do custo de um carro.
Carro X Taxi
A Vera, sócia
da Verô, resolveu trocar de carro. Ela tinha comprado seu Palio Weekend a três
anos atrás por 27 pila a vista. Foi na concessionária ver quanto eles davam
pelo dela na troca por um novo. Voltou apavorada, só pagariam 16 paus. Ela fez
as contas para ver a depreciação mensal do bem: o carro valia 300 contos a
menos por cada mês de uso. Fui na formatura da ESEF deste semestre e na volta
do baile dei carona para uma ex colega. Ela me contou que estava se vendo mal
para pagar o consórcio do seu Palio, 1.0, peladão: Trezentinhos por mês em
sessenta meses. Trezentos mirréis parece ser o número mágico que se tem que
pagar por mês. Esta é a quantia mínima, claro, para se ter um carro parado na
garagem. Se tu quiseres andar com o carro daí já é mais caro. Comecei a fazer a
catequese da minha ingênua caroneira no curto trajeto até a casa dela.
Infelizmente um carro não custa somente sua prestação. O consenso é que se
gasta uns duzentos, só de gasolina, para quem anda todos os dias. Depois tem o
seguro, que hoje em dia ninguém é louco de não ter, vai que tu batas numa BMW
ou seja roubado. São só dez prestaçõezinhas de 120 todos anos. O IPVA é a parte
barata, dá uns 350 anualmente para um 1.0. Se tu comprares teu carro zero, tens
que colocar um rádio e o alarme. Queres? Sempre é bom, né? Uns quinhentinhos dá
os dois instalados. Tens garagem? Não? Mais 150 por mês. Tens? Ótimo, só vais
ter que pagar o IPTU do box e os estacionamentos por aí. Nos shoppings é até
barato: 2,50 duas horas. Foda é no centro: no mínimo 4 pila a primeira hora.
Não queres pagar garagem? Tudo bem, os flanelinhas nem arranham teu carro se tu
largares um ou dois pila “preles”. Isto, claro, depois de rodar uma meia hora e
largar o carro a milhas de distância de onde tu queres ir. Mas chegar atrasado
não é tão ruim, estamos no Brasil. Claro que tu vais querer um carro limpo. Lavar
e aspirar, toda a semana dá só uns 50 reais por mês. Se tu quiseres ficar mais
de 20000 quilômetros com o carro - e vais querer, para manter o orçamento da
prestação em 300 - terás que colocar a manutenção nas contas. Pneus, geometria,
balanceamento, amortecedores, pastilhas e lonas de freio, mais as prováveis
coisinhas que sempre aparecem, tudo na casa das centenas de reais. Sem falar,
claro, nos mais comuns óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de gasolina e
líquido de freio. Viagem para praia? Mumu, só deixar quatro pila no pedágio na
ida e mais quatro na volta. Carro é até bom, saco é quando acontecem os
imprevistos. Se tu bateres ou se roubarem teu carro terás o seguro que cobrirá
tudo, em troca, claro, do pagamento da franquia: oito centos de moedas de um
real cobrirão o estrago. Óbvio que tu só vais usufruir do seguro se
sobreviveres ao evento. Mas que bom ser previdente! Pena que uma batidinha por
ano todo mundo dá ou leva. Eventuais multas é que irritam mesmo. Pô, parece até
sacanagem, os caras tão multando por qualquer coisinha. A mais baratinha tá 53
conto, mas pode chegar facinho aos 500 paus, é só passar sem querer a mais de
80 na frente de um pardal. Eu e a Verô começamos a fazer umas contas dia
destes. Um pila é o que se gasta por mês com cada centímetro cúbico do motor
que tu tens. Se tens um carro mil, mil pila. Se tens uma Cherokee 5.2, 5200
paus. Acaba todo mundo trabalhando para o carro.
Isto tudo sem falar nos males físicos que o carro
trás ao corpo do sujeito que o utiliza. O stress de dirigir por aí é o maior,
eu acho. Uma que outra vez que se dirija, nem se sente. Mas se tu pegas o carro
diariamente, com horário para cumprir, no trânsito como está... Stress na
certa. E não é pouquinho não! Dor de cabeça, cansaço, chegar no trabalho já
irritado e pouco produtivo. Só o stress já é um atraso na vida de qualquer
cristão. Mas tem a obesidade, também, claro. Todo mundo que compra um carro
nunca mais vai a lugar nenhum caminhando. Deus lhes livre de caminhar! Eles,
com muito esforço, já saíram da casta dos “a pé” para a gloriosa casta dos “de
carro”. Aleluia, Deus seja louvado.
Pô, e se tu pensares, com mil pila por mês dá para
andar para cima e para baixo de taxi com a vantagem de se ter um motorista. Se
usufrui de todos os benefícios do carro e se evita o stress e a maioria das
despesas. Frente a isto tudo minha coleguinha disse: “- E tu já pensaste que
talvez eu fique feliz trabalhando para o carro.” Ah, bueno, cada ribeirinho com
sua ribeirice!
O velho Jacques perdeu a carteira de motorista. Por
um tempo eu assumi o Monzão. Logo me dei conta que era uma burrice tremenda.
Abandonei aquela fumegante espiriteira a álcool na garagem. Carro velho
substitui o valor da prestação por uma manutenção muito mais custosa, não vale
a pena. A Mama pegou os dois carros da casa e trocou por um só: um outro Uno
novinho e igualzinho em tudo ao bordô, só que cinza. Eu achei horrível. Só fui
consultado porque levei o Monza na concessionária, mas quando sugeri um ar
condicionado, passei a ser ignorado. Todo mundo ficou só olhando, a véia que
decidiu tudo. O pai ficou bem chateado, ele adorava aquele monza velho. A coisa
toda serviu também para ele perceber que está ficando velho e cada vez mais
coisas ele não faz mais. Mas o tempo passou e o velho Jacques começou a
perceber uma melhora na sua qualidade de vida! Hoje ele fala em altos brados da
libertação que foi perder a carteira. O stress do automóvel era como um espinho
no pé que ele conviveu durante anos sem perceber de onde vinha aquele incômodo,
quando tirou achou a vida bela. Agora ele até faz mais atividade física:
caminha até a esquina para pegar a lotação. No caminho para o centro ele vai
lendo o jornal ou pensando na vida. O trajeto, que era um tormento, passou a
ser um momento de descontração, introspecção e relaxamento. O véio tá bem
felizinho. Claro, só pode, quando ele quer ir a Tapes nos finados, tem o Tiagão
para dirigir. Quem faz o rancho da casa é a Mama, a comida chega na mesa sem
ele nem saber como. Tá quase de volta ao útero materno: come sem fazer força, é
levado a todos os lugares, não tem estressores...
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