terça-feira, 3 de setembro de 2024

 Por que voto na Professora Isabel?




Conheci Isabel na Escola Municipal Osmany, era professora alfabetizadora de um primeiro ano no humilde bairro Medianeira em Osório. Para quem não é da área, o primeiro ano é das crianças que não sabem ler nem escrever, confundem as palavras ontem e amanhã e muitas vezes não sabem ir ao banheiro sozinhas. O patrono da educação nacional, o pensador brasileiro mais citado no mundo, Paulo Freire, dizia que os professores mais qualificados devem dar aulas para os estudantes menos qualificados. Exatamente por isso lá estava ela, doutora em educação pela UFRGS, por amor e carinho pelos mais vulneráveis e pobres da cidade, ensinando a desenhar a letra “A” para aqueles que ainda não sabem. Nada é mais importante e revolucionário do que ensinar a ler a população despossuída. 


Queríamos melhorar o atendimento às crianças da escola, então apoiamos uma professora muito preparada em gestão na eleição de diretores. Saímos às ruas do bairro conversando com os pais em campanha e lá estava Isabel, consciente de que a gestão escolar tem influência direta no aprendizado dos alunos. Entramos nas casas, tomamos café, ouvimos os problemas das camadas menos favorecidas da cidade. Isabel ouvia e planejava como resolver as demandas mais diversas. Conhecia todo mundo e fazia ligações telefônicas na mesma hora para alguém que pudesse atender aquele povo. Isabel se provou um verdadeiro polo de conexão entre aqueles que precisam com aqueles que estão no poder para executar.


Queríamos melhorar as condições de trabalho dos professores, faxineiras e merendeiras das escolas e passamos a frequentar as assembleias do sindicato dos funcionários públicos. Lá estava a corajosa Professora Isabel de novo, falando nas reuniões, organizando os colegas para reivindicar junto à prefeitura as necessidades profissionais. Ela já tinha sido duas vezes presidente do sindicato dos funcionários públicos de Osório. Muitos se reuniram e decidimos montar uma chapa para presidir o sindicato de novo, todos confiamos a presidência à Isabel por ser a mais experiente para lidar com o cipoal político entre a câmara de vereadores e a prefeitura.


Quis me aposentar e procurei orientação sobre o que deveria fazer para ao fim de uma longa vida funcional ter o direito de parar de trabalhar. Para minha surpresa, a presidente do fundo de previdência do município era ela de novo, Isabel. Com atenção, me ouviu e me informou sobre o que eu precisava.

 

Queríamos reagir ao desmonte do serviço público federal e diminuição dos direitos dos trabalhadores do país. Fomos às ruas de novo, de bandeira em punho fazer campanha para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Descobri que Isabel estava lá também, liderança partidária, na sua luta infinita, na nossa luta infinita.


Visitei Isabel em sua casa e descobri que é esposa, mãe e avó, tem cachorros e plantas, cozinha e faxina, constroi seus próprios móveis e pinta sua própria casa. Percebi então, que não só em sua casa Isabel cuida de todos, mas em toda a comunidade osoriense, como se fossem seus descendentes, com amor de mãe, com esforço, com carinho, com atenção. Como ela arranja tempo para tudo? Não sei, é um mistério, mas ela dá conta dando risada e fazendo planos para o futuro. 


Perdemos aquela eleição para diretores, mas tudo bem, elegemos Dilma!! Perdemos aquela eleição para o sindicato, mas tudo bem, elegemos Lula!!! No último pleito, Isabel foi a terceira mais votada e não se elegeu pelo coeficiente eleitoral da legenda. Mas tudo bem, vamos eleger Isabel desta vez, queremos uma mulher, mãe, negra, professora, doutora na câmara de vereadores de Osório!! Ora, é óbvio, para vereador, quero um representante assim! Uma pessoa que me receba, escute, tente resolver minhas demandas e da minha comunidade. Essa é a função de um parlamentar, função que Isabel já exerce ainda sem mandato. Ninguém é mais capacitado que a Professora Isabel para o cargo de vereadora. No dia 6 de outubro, vou digitar 13120 para votar na Professora Isabel para ser minha representante na Câmara de Vereadores de Osório. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário