sexta-feira, 20 de dezembro de 2019


Queridas alunas, queridos alunos, colegas professores, familiares e amigos aqui presentes.
Eu sou analógico, meus alunos digitais. Sou disco de vinil, cinco músicas no lado A e mais cinco no lado B, meus alunos baixam 1500 músicas da nuvem no spotify. Tenho a necessidade de falar, contar longas histórias contextualizando tudo, meus alunos twitam até cento e quarenta caracteres e postam imagens no instagram. Eu copio a tarefa no quadro e eles tiram fotos e põe no grupo da turma no whatsapp. A impaciência comigo era inevitável. Essa turma não acreditava aprender nada comigo. Faziam o que eu pedia só para cumprir tabela. Talvez eles tenham razão. A instituição escola no Brasil data do século XIX, tinha o mesmo formato de quartéis, hospitais e presídios, longos corredores com portas que acessam as salas, tudo inspirado na arquitetura da revolução industrial. O objetivo era a produção em massa de cidadãos instruídos, como uma fábrica. Os professores são bem mais modernos, do século XX, assistiam televisão com cinco canais. Já os alunos são do século XXI, tem acesso a todo conhecimento do mundo na palma da mão a qualquer momento. Séculos XIX, XX e XXI convivendo num mesmo espaço. Essa assincronia tem seu preço. Tivemos muitos atritos. Vocês sabem a história daquele menino negro, pobre e judeu da palestina? Jesus também foi impaciente com seus professores. Aos doze anos, sumiu por horas, seus pais o encontraram na sinagoga, discutindo com rabinos, ele dizia: O que vocês fazem não é o que está escrito. Quando cresceu, aquele guri atrevido mudou os paradigmas filosóficos do mundo todo. Empoderou os pobres, as mulheres e os escravos com sua mensagem de liberdade, igualdade e fraternidade. Fiquei sem palavras com essa honraria. Agradeço profundamente, meus queridos alunos. Creio que resolveram homenagear um dos últimos professores vivos. Minha profissão é uma profissão de fé, temos que acreditar que os alunos conseguirão. Faço todos os esforços para isso. Com essa homenagem nessa formatura vi que obtive êxito. Professores estão em extinção, logo seremos substituídos por algum aparelho, que ainda não existe, com inteligência artificial. Nada me ensinaram sobre celulares na escola, porque eles ainda nem existiam quando eu era estudante e tinha a idade de vocês. O mundo dá muitas voltas. Muitas das profissões que vocês exercerão ainda nem foram criadas. Daqui cinquenta anos, em 2070, quando vocês estiverem idosos e cansados, se aposentando, talvez lembrem dessa formatura e desse professor. Professor e profissional tem a mesma origem etimológica, é aquele que apresenta um conhecimento, que professa suas crenças em público. Então, aqui vai minha última lição, vou revelar em público no que creio, qual a minha fé, por favor tolerem mais um pouquinho minha inadequação épica aos novos tempos. Quando nasci, o mundo tinha três bilhões de habitantes humanos, agora tem quase oito e quando vocês tiverem minha idade terá treze. O que as pessoas valorizam atualmente são bens: carros, casas, dinheiro, título de ações da bolsa de valores ou ouro. Futuramente serão coisas muito diferentes, não se apeguem a essas tolices. O que será mais valorizado serão quatro coisas: silêncio, água potável, contato com a natureza e conhecimento. Os ricos terão isso. Tentei oferecer a vocês o último dos quatro, o conhecimento. Tentei enriquecê-los. Acredito que aqui, se formando hoje no ensino fundamental, estão os futuros prefeitos de Osório, governadores do Rio Grande do Sul, quem sabe até alguma presidenta do Brasil. Porque não? Os presidentes Lula e Bolsonaro também vieram do interior. Mas lembrem sempre as lições daquele menino judeu. Professem vossa fé no amor. Dividam o pão, a riqueza que produzirem com todos. Perdoem aqueles que vos ofenderem, aqueles que vos impacientarem, como esse professor. Cada um vê o contexto histórico do seu ponto de vista, tentem compreender os dos outros. Os idosos também tem o que ensinar. Confio em vocês! Sejam felizes!

2 comentários:

  1. Cada dia mais perfeito.
    Como sentirei saudade do teu abraço.
    Tu é o melhor.
    Amo tu, meu querido colega.

    ResponderExcluir
  2. Muitas reflexões pertinentes.
    Parabéns

    ResponderExcluir